Competências do IPS
Um resumo das principais atribuições do Instituto
Publicado em 26/08/2021 15:09 - Atualizado em 17/09/2024 13:31
I - a concessão, a fixação de proventos, o pagamento e a manutenção dos benefícios previdenciários aos segurados do Sistema de Seguridade Social dos Servidores Estatutários, Aposentados e Pensionistas do Município da Serra;
II - a realização de perícia médica para concessão de aposentadoria por incapacidade permanente, bem como sua reavaliação a cada dois anos;
III - captar e formar patrimônio por meio das contribuições e aplicações no mercado financeiro, com o objetivo de garantir o equilíbrio financeiro e atuarial;
IV - assegurar a representatividade dos segurados em seu Conselho Deliberativo;
V - receber e examinar as críticas, sugestões e elogios quanto a seus serviços, e requisitar informações de setores e órgãos necessários para o esclarecimento das questões, conforme prazo estabelecido em lei;
VI - a realização de palestras e cursos em prol dos segurados, por meio da manutenção e aperfeiçoamento dos Programas de Pré e Pós-Aposentadoria;
VII - a inspeção para ingresso no serviço público dos servidores estatutários da autarquia.
por Comunicação