Palestra sobre equilíbrio financeiro e atuarial nesta sexta-feira (19)
A capacitação será voltada para servidores e conselheiros do IPS
Publicado em 17/08/2022 12:01 - Atualizado em 17/08/2022 12:48
Nesta sexta-feira (19), às 9h, os servidores e membros do Conselho Deliberativo do IPS serão mais uma vez capacitados para a organização e busca da excelência em serviços. Eles participarão de uma palestra no auditório do Instituto com o tema ‘Equilíbrio financeiro e atuarial x equacionamento de déficit’.
A palestra será ministrada pelo professor Otoni Gonçalves Guimarães, o qual possui vasto conhecimento e experiência em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs), tal como o IPS.
Otoni possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Brasília e é pós-graduado em Gestão e Direção de Sistemas de Previdência Social pela Universidade de Alcalá (Espanha).
É auditor fiscal aposentado da Receita Federal, foi diretor do Departamento dos Regimes Próprios de Previdência Social e exerce, atualmente, o cargo de consultor de fundos de previdência de RPPSs.
“Otoni é uma sumidade no segmento Previdência. Suas explicações nos ajudarão a entender melhor questões relacionadas às partes financeira e administrativa da autarquia, para, assim, continuarmos nos organizando e trazendo soluções para os segurados”, disse a diretora-presidente e presidente do Conselho Deliberativo do IPS, Christiani Vieira.
.
Entenda os conceitos
.
O que é equilíbrio financeiro?
Quando as receitas do RPPS são suficientes para o pagamento de suas despesas com aposentados e pensionistas, ele apresenta equilíbrio ou superávit financeiro. Já quando ocorre o contrário, ou seja, se essas receitas são insuficientes, há um déficit financeiro. Esse déficit precisa ser arcado pelo Ente (no caso do IPS, pela Prefeitura) com o objetivo de pagar os benefícios devidos.
.
O que é equilíbrio atuarial?
É a garantia de que as receitas cobrirão as despesas previdenciárias, porém, no longo prazo. O fluxo entre receitas e despesas deve ser analisado periodicamente e a valor presente por meio de avaliações atuariais, visando à organização e revisão do plano de custeio e das obrigações relativas aos benefícios.
.
O que é avaliação atuarial?
É um documento que leva em conta aspectos como: valor das contribuições; projeções político-econômicas; mercado financeiro; expectativa de vida; idade dos segurados e evolução dos vencimentos.
Jornalista responsável: Daniel Vargas
por Comunicação